Metanálise publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o consumo de chá verde está associado com efeitos favoráveis para pacientes com diabetes tipo 2, por promover diminuição da glicemia de jejum e da concentração sanguínea de hemoglobina glicosilada (HbA1c).
Os pesquisadores realizaram uma busca em diversas bases de dados bibliográficas (PubMed, Embase e Cochrane Library), com o objetivo de selecionar estudos clínicos randomizados que avaliaram os efeitos do chá verde e/ou extrato de chá verde no controle da glicemia e sensibilidade à insulina.
Foram coletados os seguintes dados: 1) características do estudo, incluindo autores, ano de publicação, tamanho da amostra, desenho e duração do estudo, dose, o tipo de intervenção e tipo de dieta; 2) informação da população, incluindo a idade e o estado de saúde; 3) mudanças na glicemia e parâmetros de sensibilidade à insulina.
Foram selecionados 17 estudos considerados de boa qualidade, somando um total de 1.133 indivíduos incluídos na metanálise. Dentre os 17 estudos, 10 foram realizados com as catequinas do chá verde em cápsulas e 7 realizaram utilizando as folhas para a bebida. Os pesquisadores constataram que o conteúdo de catequinas do chá verde nos estudos variou entre 208 a 1.207 mg/dia (com a média de 457 mg/dia). A duração do uso do chá verde, em cápsulas ou bebida, variou entre 2 semanas a 6 meses (com média de 12 semanas).
Após as análises estatísticas os autores verificaram que o chá verde reduziu significativamente a glicemia de jejum (diminuição de 0,09 mmol/L, p<0,01). O chá verde reduziu também significativamente as concentrações de insulina de jejum (diminuição de -1,16 μIU/mL, p=0,03). Além disso, os pesquisadores encontraram uma redução significativa nas concentrações de HbA1c (diminuição de 0,3%, p<0,01), após o uso de chá verde.
“Os resultados do nosso estudo foram consistentes com metanálise anterior, em que os participantes que consumiam ≥ 4 xícaras de chá/dia tiveram um risco menor (em 20%) para o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em comparação com aqueles que consumiam menos ou nenhum”, destacam os autores.
“Em conclusão, o chá verde melhorou parâmetros relacionados com a glicemia e sensibilidade à insulina, indicando efeitos benéficos no controle da prevenção e tratamento do diabetes tipo 2. Entretanto, estudos adicionais de longo prazo e de alta qualidade ainda devem ser realizados para confirmar estes resultados”, concluem.
Leia mais:
Suplementação de extrato de chá verde associado com vitamina C protege a pele de queimaduras solares
Chá verde com inulina melhora composição corporal de sobrepesos
Quais são as aplicações clínicas do chá verde?