Um estudo publicado na revista Childhood Obesity demonstrou que consultas frequentes com nutricionistas aumentam as chances de sucesso na perda de peso de adolescentes obesos.
Com o objetivo de avaliar a diferença entre dois tipos de atendimento nutricional, pesquisadores avaliaram 92 jovens obesos que foram divididos em dois grupos. No primeiro grupo o atendimento nutricional era feito após a consulta do médico e a conduta nutricional tinha como foco fornecer orientações sobre alimentação saudável. No segundo grupo, o nutricionista atendia no mesmo dia, orientava para uma dieta de baixo índice glicêmico e agendava consultas regulares com os pacientes.
Os resultados demonstraram que a média de índice de massa corporal dos participantes não teve diferença significativa entre os dois grupos. No entanto, a análise estatística evidenciou que cada consulta adicional com um nutricionista aumentava em 28% a chance de sucesso de perda de peso. Essa chance aumentava até 78% quando as visitas eram mais do que uma vez ao mês.
Os autores concluem que o aumento da frequência de visitas a nutricionista melhorou os resultados de perda de peso corporal em adolescentes obesos e destacam que o acompanhamento multidisciplinar é fundamental para controle ou perda de peso em adolescentes obesos. “A adequação da atividade física, estratégias comportamentais e acompanhamento com nutricionista são peças essenciais para alcançar os objetivos de perda ou controle de peso corporal”, afirmam os autores.