Ícone do site Nutritotal PRO

Consumo mundial de fitonutrientes é insuficiente devido à baixa ingestão de frutas e hortaliças

 

 

Resultados de um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition demonstram que em todo mundo a população adulta não consome a quantidade diária de frutas e hortaliças (FH) recomendada pela Organização Mundial da Saúde (400 g ou 5 porções por dia), o que reflete em uma menor ingestão dos fitonutrientes, compostos bioativos contidos nesses alimentos.
Aproximadamente 200 mil homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos compuseram a população do estudo. Os pesquisadores da Universidade Estadual da Califórnia e do Instituto de Saúde Nutrilite estimaram o consumo de FH e a partir desse resultado relacionaram com a ingestão de nove fitonutrientes selecionados com base em dados fornecidos a partir de várias fontes. A ingestão de FH foi obtida a partir do auto-relato dos participantes.
Em todas as regiões geográficas, a maioria dos participantes (58 a 88%) relataram baixo consumo de FH. Na subpopulação de participantes com baixo consumo de FH, a ingestão diária de frutas variou de 0,7 a 1,5 e a de legumes variou de 0,9 a 1,6 porções. A ingestão da combinação de frutas e verduras variou de 1,6 a 2,8 porções por dia. Os resultados demonstram que aqueles que relataram ingerir 5 ou mais porções diárias de FH consumiram de 2 a 6 vezes mais fitonutrientes do que aqueles que consumiram menos de 5 porções.
Entretanto, os autores destacaram algumas diferenças geográficas. Em algumas regiões, o consumo total de fitonutrientes por indivíduos que ingeriram 5 ou mais porções/dia de FH foi menor em relação àqueles que ingeriram menos do que 5 porções. Os autores explicam que essa diferença se deve às diferenças dos tipos de FH disponíveis em cada região. No norte da Europa, houve um consumo elevado de alfa e beta caroteno devido ao grande consumo de cenouras, enquanto na América do Sul, o consumo de luteína e de zeaxantina (antioxidantes presentes em grande quantidade nas hortaliças verdes escuras e nas ervas frescas como salsinha e manjericão) foram escassos. Em regiões da África, houve um baixo consumo de ácido elágico (polifenol com fortes propriedades antioxidantes e é encontrado alimentos como em framboesas, morangos, mirtilos, nozes e romãs.), resultado da disponibilidade limitada de frutas que são fontes concentradas desse fitonutrientes.
“A ingestão de fitonutrientes a partir de frutas e hortaliças variou de acordo com a região geográfica em que a população se encontra”, concluem os autores. “Os resultados desta avaliação fornecem informações importantes sobre o padrão de ingestão de fitonutrientes em diversas populações no mundo e podem ser usados para direcionar futuras pesquisas para apoiar o desenvolvimento de diretrizes para a ingestão de fitonutrientes”, afirmam.

 

 

 

Sair da versão mobile