O Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de promover o conhecimento em torno da doença, além de alertar para o aumento de sua incidência no mundo.
Essa data foi escolhida por ser o dia do nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.
De acordo com a IDF existem 371 milhões de diabéticos em todo o mundo, e no Brasil há 13,4 milhões de diabéticos (tipo 1 e 2). Isso torna o Brasil o quarto país com o maior número de casos, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.
A cada ano, o Dia Mundial do Diabetes aborda temas relacionados com a educação. O foco central da campanha de 2013 continua igual ao de 2012, que tem como tema “Diabetes: Proteja Nosso Futuro”. Este tema tem como meta a necessidade de educação sobre diabetes e o aumento de programas de prevenção.
Ao redor do mundo, monumentos, prédios públicos e empresas serão iluminados na cor azul para marcar a data. Para a divulgação, a SBD criou o site www.diamundialdodiabetes.org.br com material da campanha de 2013.
Objetivos gerais da campanha mundial são:
• Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
• Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações
• Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações
• Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
• Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2
• Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.
Veja os principais materiais sobre Diabetes em nosso site:
Diretriz Global para Diabetes Tipo 2
Diabetes Mellitus Tipo 2: Prevenção
Diagnóstico e Tratamento do Diabetes Tipo 1