Ícone do site Nutritotal PRO

Dieta com alta carga glicêmica aumenta o risco de recidiva em pacientes com câncer de cólon

Pesquisadores americanos publicaram na revista Journal of the National Cancer Institute um estudo que demonstrou o efeito do consumo excessivo de alimentos com alta carga glicêmica no aumento do risco da recidiva em câncer de cólon.

Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, que avaliou 1.011 pacientes em estágio avançado de câncer de cólon. Os pesquisadores avaliaram o consumo alimentar dos pacientes durante e após seis meses da primeira sessão de quimioterapia.

Os pacientes responderam a questionários semi-quantitativos de frequência alimentar (QFA) validados, que incluiu 131 itens de alimentos, suplementos vitamínicos e minerais, além de espaço disponível para descrever o uso de outros suplementos e alimentos não listados no QFA. Os autores avaliaram a influência da carga glicêmica, do índice glicêmico, e da ingestão de frutose e carboidratos na recidiva do câncer e mortalidade.

Descobriu-se que os pacientes com a ingestão excessiva de alimentos com alta carga glicêmica, como batata inglesa, doces, arroz branco e macarrão, apresentaram uma taxa de risco maior para a recidiva da doença, em comparação com aqueles com ingestão mais baixa (p<0,001). Entretanto, esse efeito não foi observado em pacientes com índice de massa corporal (IMC) menor que 25 kg/m2, mas foi demonstrado nos indivíduos com excesso de peso ou obesidade (IMC≥25 kg/m2).

“Esses resultados reforçam o papel potencial do balanço energético na progressão do câncer de cólon e podem oferecer oportunidades para melhorar a sobrevida dos pacientes. Outras análises serão feitas para confirmar essas associações em outras coortes de sobreviventes de câncer de cólon”, concluem os autores.

Leia mais:

Qual a diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica?

Tabela de índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos

Dietas com alto índice ou carga glicêmica estão associadas com maior risco de doenças crônicas

Sair da versão mobile