Ícone do site Nutritotal PRO

Dieta enteral com TCM melhora sintomas de intolerância em pacientes críticos

 

Resultados de um estudo publicado no The Journal of Parenteral and Enteral Nutrition demonstraram que uma fórmula enteral contendo triglicérides de cadeia média (TCM), carnitina e taurina aliviaram significativamente os sintomas de intolerância gástrica associada à dieta, além de aumentar a ingestão calórica e protéica em pacientes críticos.
O estudo conduzido por Qiu e colaboradores foi conduzido em 7 hospitais na China. No total, 144 pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) com necessidade de nutrição enteral (NE) por pelo menos 5 dias foram aleatoriamente divididos para receber uma fórmula enteral contendo TCM, carnitina e taurina (grupo intervenção; n=71) ou uma fórmula enteral padrão (grupo controle; n= 73). Os pesquisadores avaliaram a taxa de ingestão da NE, sintomas de intolerância à dieta (diarreia, vômito, retenção gástrica e distensão abdominal) e desfechos clínicos (ventilação mecânica, tempo de permanência da UTI, tempo de internação e mortalidade).
A ingestão de calorias e proteínas foi maior no grupo intervenção, comparado ao grupo controle (p<0,01). A incidência total de intolerância à dieta foi de 42,3% no grupo intervenção e de 65,7% no grupo controle (p<0,001). Durante 5 dias de acompanhamento do estudo a incidência diária de sintomas de intolerância à dieta foi de 11,3%, 18,3%, 14,1%, 25,4% e 26,1% no grupo intervenção e de 31,5%, 32,9%, 34,2%, 34,2% e 30,4% no grupo controle (p=0,0083).
A presença de distensão abdominal, isoladamente, foi de 26,8% no grupo intervenção e de 43,8% no grupo controle (p=0,03). Não houve diferença significativa entre os grupos para os desfechos clínicos avaliados.
Os autores concluem que a dieta enteral contendo TCM, carnitina e taurina é capaz de melhorar a intolerância à dieta enteral em pacientes críticos.

 

Sair da versão mobile