Ícone do site Nutritotal PRO

Efeitos de um programa de exercício sobre a composição corporal de pacientes submetidos à Bypass Gástrico

Grupo de pesquisadores lideradospor Campanha-Versiani realizou estudo clínico longitudinal, aberto, deintervenção, prospectivo a fim de avaliaram massa magra (MM), força muscular(FM), marcadores de remodelação óssea (RO) e densidade mineral óssea (DMO)antes e após um programa de treinamento supervisionados realizado porindivíduos que foram submetidos a cirurgia de Bypass Gástrico Y-de-Roux (RYGB).

O estudo incluiu 37 pacientesobesos, sendo a maioria mulheres (81,1%), com idade e IMC médios de 38,2 anos e42,4 kg/m2, respectivamente. Densitometria de corpo inteiro foiutilizada para avaliar a DMO, Gordura Corporal e MM pré e pós-operatória. Forammensurados cálcio sérico, hormônio paratireoide, 25-hidroxivitamina D emarcadores de RO. A força muscular foi determinada através de teste de 10repetições de força máxima. Os pacientes foram avaliados no pré-operatório e em60 dias do pós-operatório, quando foram divididos em 2 grupos: o Grupo Treino(GT), os quais seguiram um programa de treinamento (exercício de resistênciamuscular e exercícios aeróbicos) 2 vezes por semana durante 36 semanas (n=18),e o Grupo Controle (GC), que não realizou este programa (n=19). Estesindivíduos foram acompanhados durante 1 ano.

Após um ano de acompanhamento, oGT apresentou uma menor redução na DMO e na espinha lombar e quadril direitocomparado com o GC (p<0,001). O GT também obteve menor redução de massa musculare aumento da massa magra dos membros superiores em relação ao GC (p<0,05).

Os autores concluíram que umprograma de exercício supervisionado promove uma proteção osteometabólicaatravés da atenuação da perda de DMO e melhora a massa muscular e da forçamuscular geral. Entretanto, não afeta a remodelação óssea.

 

Sair da versão mobile