Ícone do site Nutritotal PRO

Escore para diagnóstico de Sarcopenia utilizando biomarcadores séricos

Considerando que os métodos comumenteutilizados para diagnóstico da Sarcopenia podem ser onerosos, Kwak ecolaboradores realizaram estudo com objetivo de verificar se biomarcadoresmoleculares podem ser eficientes para o diagnóstico precoce e prognósticoda sarcopenia na prática clínica.

Para isso, 96 pacientes com idade superiora 60 anos foram avaliados, sendo que 50 idosos apresentavam diagnóstico desarcopenia moderada e 46 idosos não apresentavam alteração de força e massamuscular. Os grupos realizaram exames de BIA para avaliação de massa muscularesquelética apendicular (ASM), força de preensão da mão dominante, e avelocidade de caminhada de 4m. Também, foram avaliados 21 biomarcadores séricos.

Os autores desenvolveram um escore de risco a partir de quatrobiomarcadores séricos, incluindo aqueles que diferiramsignificativamente entre o grupo saudável e com sarcopenia: Interleucina 6(IL-6), proteína secretada ácida e ricaem cisteína(SPARC), Fator de inibição da migração de macrófagos (MIF) e  Fator de Crescimento Semelhante a Insulina 1 (IGF-1). Foi realizada análise de regressão paramúltiplos biomarcadores, e a pontuação de risco para cada indivíduo foicalculada como a soma da pontuação de risco para cada biomarcador, que foiderivada da multiplicação do nível sérico de um biomarcador pelo coeficientecorrespondente. Posteriormente, os indivíduos foram divididos em dois grupos(alto e baixo risco de sarcopenia), utilizando o corte mediano do escore derisco como um limiar.

A frequência desarcopenia clinicamente identificada foi significativamente maior no grupo dealto risco pelo escore do que no grupo de baixo risco (p = 0,002, intervalo deconfiança de 95% (IC) = 1,56-11,59), indicando que a análise de biomarcadores éclinicamente valiosa para o diagnóstico da doença. O melhor valor de cortede 1,529 apresentou sensibilidade de 70,0% e especificidade de 78,3% (IC95% = 2,80-21,69,p <0,0001).

Os resultadossugerem que o escore de risco baseado em múltiplos biomarcadores selecionados demonstrabom valor preditivo para a sarcopenia.

 

Sair da versão mobile