Ícone do site Nutritotal PRO

Gengibre ajuda no tratamento de doenças inflamatórias intestinais

Estudo publicado na revista Biomaterials demonstrou que nano partículas comestíveis de gengibre aliviam sintomas de doenças inflamatórias intestinais (DII), como doença de Crohn e colite ulcerativa.
 
Zhang e colaboradores testaram três nano partículas derivadas do gengibre (GDNP), que haviam sido isoladas e purificadas a partir do suco da raiz. Cada nano partícula media aproximadamente 230 nanômetros de diâmetro e continham altos níveis de lipídios, algumas proteínas e grandes quantidades de compostos bioativos do gengibre (6-gingerol e 6-shogaol).
 
Os pesquisadores demonstraram que as GDNP foram captadas principalmente pelas células epiteliais do intestino e macrófagos e não se mostraram tóxicas. 
 
Utilizando diferentes modelos de colite em ratos, os pesquisadores também observaram que a administração oral de GDNP reduziu os sintomas da colite aguda, reforçou a recuperação intestinal e impediu o desenvolvimento de colite crônica e câncer associado à colite. Além disso, notou-se aumento na sobrevivência e proliferação de células epiteliais do intestino, redução na produção das citocinas pró-inflamatórias TNF-α (fator de necrose tumoral alfa), IL (interleucina) -6 e IL-1β e aumento na produção das citocinas anti-inflamatórias IL-10 e IL-22, nos modelos de colite.
 
“Este estudo apresenta um novo, natural e atóxico sistema de tratamento capaz de atingir a mucosa intestinal inflamada, e bloquear fatores prejudiciais ao promover fatores de cura”, concluem os autores. “Este sistema, exemplificado por GDNPs, pode facilmente ser desenvolvido para a produção em grande escala e, em última instância pode representar uma estratégia terapêutica eficaz para a prevenção e tratamento das DII”, afirmam.
 
Materiais relacionados:
 
Doença inflamatória intestinal
 
Qual o papel da dieta no desenvolvimento da doença inflamatória intestinal?
 
Qual o papel dos probióticos na Doença Inflamatória Intestinal?
 
Terapia nutricional na doença de Crohn
 
Manejo na Doença de Crohn
Sair da versão mobile