Ícone do site Nutritotal PRO

Gestantes podem ingerir chá?

Sim. De uma maneira geral, os chás são liberados para a gestante, porém, há algumas contraindicações, como o chá de canela, que pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero.
 
Além disso, um estudo publicado no American Journal of Epidemiology indicou que os filhos de mulheres que ingeriram canela em grandes quantidades durante a gestação, tenderam a apresentar déficit de atenção, hiperatividade e comportamento agressivo. Segundo os autores, isso demonstra que o excesso de consumo da canela durante a gestação afeta o QI da criança, além de permitir que os hormônios do estresse da mãe passem para o filho, interferindo no desenvolvimento cerebral do feto e gerando problemas comportamentais em crianças.
 
Há também outros chás que devem ser consumidos com moderação durante a gravidez, como as ervas que contêm muita cafeína, por exemplo os chás preto, verde, branco e mate, pois aceleram o metabolismo.  Especialmente o chá verde pode causar a inativação de uma enzima envolvida no metabolismo do ácido fólico, aumentando o risco do desenvolvimento de espinha bífida no feto. 
 
Por outro lado, plantas que comprovadamente não fazem mal, não apenas estão liberadas como podem ser bastante úteis na gravidez. Os chás de camomila, erva-cidreira, erva-doce e valeriana podem ser usados em caso de ansiedade ou de dores leves. A camomila também é indicada contra enjoos e dores estomacais.
Sair da versão mobile