Ícone do site Nutritotal PRO

Há comprovações científicas que demonstram benefícios do consumo de probióticos nos indivíduos que apresentam intolerância à lactose?

Sim. Probióticos melhoram a digestão da lactose e eliminam os sintomas da intolerância. Um estudo avaliou se o consumo de iogurte suplementado com Bifidobacterium animalis e o consumo de cápsulas contendo Bifidobacterium longum seria capaz de modificar a composição e as atividades metabólicas da microbiota intestinal. Os resultados verificaram que as duas formas de suplementação conseguiram modificar as atividades metabólicas da microbiota colônica e aliviar os sintomas de intolerância à lactose. Os autores sugerem que iogurte com probióticos pode ser útil no alívio dos sintomas de pessoas intolerantes à lactose.

 

Em uma metanálise, Levri e col. verificaram que os estudos analisados sugerem que algumas cepas probióticas são efetivas no tratamento destes pacientes. Savaiano e col. encontraram que o consumo de iogurte comum aumenta em três vezes a intolerância à lactose quando comparado ao consumo de iogurte acrescido de probióticos. Os autores explicam que o microorganismo possui a beta-galactosidase, que é responsável por melhorar a digestão da lactose.

 

 

A intolerância à lactose é uma condição muito comum, chegando a atingir até 70% da população mundial. É caracterizada pela deficiência da enzima lactase no intestino, que pode ou não provocar os sintomas de desconforto dependendo da dose de lactose ingerida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile