Ícone do site Nutritotal PRO

Intervenção nutricional com soja beneficia pacientes com hepatite C crônica

Estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia na revista World Journal of Gastroenterology concluiu que a intervenção nutricional com soja deve ser considerada em pacientes com hepatite C crônica, pois apresentou efeitos benéficos na melhora da inflamação e esteatose hepática.

Trata-se de um estudo clínico prospectivo, randomizado e duplo-cego, que avaliou 160 indivíduos com hepatite C crônica. Os pacientes foram divididos igualmente em dois grupos (n= 80). Cada grupo recebeu a suplementação com 32 g de proteína por dia durante doze semanas. Porém, o grupo controle foi suplementado com proteína animal (caseinato de cálcio) e o grupo intervenção foi suplementado com proteína vegetal (soja integral em pó).

Os pacientes foram orientados a dissolver o suplemento em água, suco, sopa, mingau ou em frutas. Além disso, os pacientes receberam orientações dietéticas para promover a alimentação saudável e controle de peso. Foi realizado um aconselhamento dietético destinado a promover a ingestão de uma dieta normocalórica, normolipídica e com 1,5 g de proteína/kg de peso corporal por dia para ambos os grupos.

Os pesquisadores observaram que 48,1% dos pacientes estavam com sobrepeso, 43,7% tinham acúmulo de gordura abdominal, 34,7% apresentaram esteatose hepática e 36,3%  resistência à insulina. Houve redução da esteatose hepática em ambos os grupos, no entanto, observou-se que os pacientes do grupo soja apresentaram 75% menor chance de desenvolver esteatose hepática. Além disso, houve redução significativa nos níveis de alanina aminotransferase (ALT) no grupo da soja. Níveis elevados de ALT indicam doença com maior atividade.

“Nosso trabalho é caracterizado pela sua originalidade, uma vez que avaliou o impacto da intervenção nutricional da soja em uma população de pacientes infectados com do vírus da hepatite C. Para nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a mostrar que a suplementação de proteína de soja diminui os níveis de ALT e reduziu a esteatose hepática”, destacam os autores.

“Portanto, a suplementação com proteína de soja deve ser considerada no manejo nutricional de pacientes com hepatite C crônica. No entanto, mais ensaios clínicos são necessários para confirmar nossos resultados”, concluem.

Leia mais

L-carnitina melhora padrão hematológico em pacientes com hepatite C

 

Sair da versão mobile