Ícone do site Nutritotal PRO

Jejum intermitente pode melhorar parâmetros cardiometabólicos mesmo sem perda de peso?

Jejum intermitente pode melhorar asaúde cardiometabólica, no entanto, não se sabe se esses efeitos são devidosexclusivamente à perda de peso. Por este motivo, Sutton e colaboradoresrealizaram estudo para determinar se o jejum prolongado pode melhorar a saúdecardiometabólica e se estes benefícios dependem da perda de peso e ingestãoalimentar.

Foi realizado um estudorandomizado cross-over com ingestão de calorias e tempo de jejum controlados emhomens com pré-diabetes. Os participantes passaram por dois tipos dealimentação: em um primeiro momento eles realizavam 6 horas de alimentação eficavam 18 horas em jejum (eTRF) e em um outro momento realizavam um período de12 horas de alimentação e 12 horas de jejum (TRF), ambos durante 5 semanas; entreessas duas intervenções, eles passavam por um período de washout de 7 semanas. Durante as fases de intervenção, osindivíduos ingeriram somente alimentos fornecidos pelos pesquisadores paramanutenção do peso e redução de vieses. Foram avaliados: tolerância glicêmica,insulina pós prandial e sensibilidade à insulina após 3h da realização do testeoral de tolerância à glicose. Também foram avaliados fator de risco metabólico,marcadores inflamatórios e estresse oxidativo. Os resultados dos dois momentosforam comparados entre si para avaliação dos efeitos sobre os participantes.

A manutenção do peso foi similarem ambos os períodos da intervenção. Após o período mais restrito de jejum, nãohouve alteração dos níveis de glicemia. Entretanto, houve redução da insulinade jejum e dos níveis de insulina com 60 e 90 minutos após o teste oral detolerância a glicose. Observou-se, também, melhora da responsividade dascélulas beta, redução da resistência insulínica, e das pressões sanguíneassistólica e diastólica. O eTRF aumentou os níveis de triglicérides em jejum,reduziu os níveis plasmáticos de marcadores de estresse oxidativo, porém nãoafetou marcadores inflamatórios. O eTRF também reduziu a vontade e a capacidadede comer a noite.

Os autores concluiram que 5semanas de eTRF melhoraram parâmetros cardiometabólicos em homens compré-diabetes – mesmo com manutenção de peso e ingestão de alimentos controladaem ambos os grupos.

 

Sair da versão mobile