Ícone do site Nutritotal PRO

Guia clínico da ASPEN-FELANPE: Terapia Nutricional em pacientes com fístulas enterocutâneas

homem sorrindo, deitado em leito de hospital sendo atendido por médica, também sorrindo

As fístulas enterocutâneas (FEC) são definidas como um trajeto anormal entre o trato gastrointestinal e a pele e podem surgir espontaneamente em pacientes com malignidade subjacente, exposição constante à radiação, condições inflamatórias como a Doença Inflamatória Intestinal, além do desenvolvimento após complicações operatórias de cirurgias gastrointestinais.

O manejo dessas fístulas requerem uma abordagem interdisciplinar, contemplando papéis importantes de médicos, nutricionistas, farmacêuticos e especialistas em feridas. A imunonutrição é essencial para a recuperação destes pacientes e ainda não está bem definida cientificamente, com estudo científicos disponíveis limitados.

O guia desenvolvido pela ASPEN e FELANPE, ambas organizações que representam a medicina, nutrição, enfermagem e farmácia, traz a missão de melhorar a atenção ao paciente com fístulas enterocutâneas através da ciência e da prática para respaldar os profissionais da saúde que tem a vivência com esses pacientes.

Perguntas clássicas são abordadas no documento, como as vias de alimentação para o paciente com FEC, aporte proteico e energético, uso de fórmulas imunomoduladoras e terapia nutricional domiciliar, assim como o nível de embasamento científico para tais práticas.

Para ler o documento completo, clique aqui. 

Sair da versão mobile