Ícone do site Nutritotal PRO

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E PESO TEÓRICO SUBESTIMAM O DIAGNÓSTICO DE DESNUTRIÇÃO EM PACIENTES CIRÚRGICOS

Co-autores: AGUILAR-NASCIMENTO, J.E.; BALSTER, M.M.S.

Instituição/Cidade/Estado: Departamento de Alimentos e Nutrição e Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá. MT

Objetivo: Comparar diferentes índices utilizados para a avaliação do estado nutricional em pacientes cirúrgico.

Introdução: A desnutrição protéica calórica é responsável por elevados índices de morbimortalidade em pacientes internados. Isso resulta em cicatrização mais lenta de feridas cirúrgicas, aumento da infecção hospitalar, maior tempo de internação e complicações pós-operatórias.

Casuística e método: Avaliou-se o estado nutricional de 102 pacientes cirúrgicos através de cinco índices: 1) índice de massa corporal (IMC) utilizando-se o peso atual (PA), 2) IMC com o peso teórico (PT), 3) a relação PA/peso habitual (PH), 4) a relação PA/PT pela classificação de Grant; e 5) pela classificação de Blackburn. O estado nutricional foi também estimado pelo nível da albumina sérica.

Resultados: O percentual de pacientes com diagnóstico de desnutrição foi similar com os dois cálculos do IMC, com PA e PH. O percentual de pacientes desnutridos (41%) foi maior (p< 0,001) quando se utilizou a relação PA/PH comparado aos outros quatro índices. O menor percentual de desnutridos foi obtido quando se utilizou o IMC com PA e a relação PA/PT de acordo com Blackburn et al. Observou-se um significativo (p0,05) quando se utilizou a albumina (50%) e a relação PA/PH (60,7%) para avaliação do estado nutricional e, em ambos, as taxas encontrados de desnutrição foram maiores (p<0,05) que nas outras classificações.

Conclusão: O uso do peso habitual para a classificação do estado nutricional diagnostica um maior número de pacientes desnutridos e o uso desse peso é o que melhor correlaciona com a albumina sérica. O IMC pode subestimar a incidência de desnutrição nessa população específica de pacientes.

Unitermos: Avaliação nutricional, peso habitual, IMC, albumina.

Sair da versão mobile