Ícone do site Nutritotal PRO

Recomendações para terapia nutricional em pacientes críticos com COVID-19

enfermeiro cuidando de paciente acamado

enfermeiro cuidando de paciente acamadoO Comitê de Nutrição da Federação Pan-Americana e Ibérica de Medicina Crítica e Terapia Intensiva, publicou um documento com as recomendações para pacientes críticos com COVID-19, considerando, para a elaboração dessas recomendações, revisões literárias sobre COVID-19 e as diretrizes ASPEN e ESPEN para nutrição enteral e parenteral.

A publicação ressalta o quanto a imunidade natural do corpo é eficiente na proteção do organismo contra diversas enfermidades, incluindo o coronavírus. Destaca também que o maior órgão imunológico do corpo é o intestino, especificamente, o tecido linfático associado a esse órgão que processa os antígenos que interagem com a mucosa intestinal e dissemina a resposta imune.

As recomendações também revelam que a avaliação nutricional é imprescindível nos casos de COVID-19, principalmente idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades ou doenças imunossupressoras, pois estes são os grupos de maior risco nesta pandemia. Entretanto, comenta que não deveria ser obrigatória a avaliação nutricional presencial com o paciente, podendo esta ser feita por telefone com algum familiar ou mantendo certa cautela e distanciamento quando houvesse a necessidade de fazê-la com o próprio enfermo.

Sobre a nutrição enteral, o comitê menciona que a insuficiência respiratória e a hipoxemia dificultam a alimentação oral, sendo necessário colocar a sonda antes da intubação endotraqueal. Se não houver choque ou instabilidade hemodinâmica, a nutrição enteral deve ser iniciada o quanto antes.

A nutrição parenteral, por sua vez, deve ser usada quando a enteral não for possível ou não atender a pelo menos 60% das necessidades nutricionais do paciente, pois em pacientes com COVID-19, pode haver aumento da intolerância gastrointestinal.

Além dessas recomendações, o documento também aborda a importância dos carboidratos, gorduras, proteínas e algumas vitaminas na melhora do sistema imune e tratamento desses pacientes.

Sair da versão mobile