A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou recentemente o relatório de intervenção nutricional no pré-natal, trazendo novidades acerca da suplementação de Zinco durante a gestação.
O documento publicado destaca estudos sobre o papel da suplementação do micronutriente, recomendação de ingestão e formas de aplicação na prática, atualizações de diretrizes e evidencias sobre sua efetividade no pré-natal.
Um dos principais pontos abordado é a falta de evidencia cientifica, mostrando a efetividade da suplementação de Zinco durante a gestação, e apesar de muito se falar no seu papel na redução de complicações maternas e fetais, alguns estudos se mostram inconclusivo, além disso, o documento destaca que a orientação materna sobre a dieta adequada e uma fortificação alimentar auxiliaria. Sobre a suplementação no pré-natal, a recomendação é aplicar a suplementação apenas se a mãe tem um risco de deficiência do micronutriente, destacando que a alimentação balanceada materna é essencial para a prevenção da deficiência.
Confira o documento completo, clicando aqui.