O Ministério da Saúde lançou, em março de 2014, o programa “Estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó”, que será denominado NutriSUS. O objetivo do programa é potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências de vitaminas e minerais na infância.
De acordo com Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde, serão distribuídos, a partir de agosto de 2014, sachês contendo 15 micronutrientes que serão destinados à alimentação de crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses matriculadas em creches participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).
O pó do sachê será adicionado uma vez ao dia em uma pequena quantidade de comida. Segundo Patrícia Jaime, o pó não altera o sabor da comida, fazendo com que as crianças não o rejeitem.
Após a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de fortificação através da utilização de polivitamínicos para aumentar a ingestão de vitaminas e minerais em crianças diversos países já utilizam esse tipo de estratégia ou estão em fase de implementação.
“Esse é o primeiro programa que oferta um sachê com vitaminas e minerais como medida de saúde pública. Essa estratégia faz parte de um conjunto de ações integradas, que envolvem também ações de educação alimentar e nutricional para promoção do aleitamento materno e alimentação saudável nos primeiros anos de vida”, completa Patrícia.