Estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que a necessidade energética (NE) de pacientes em hemodiálise (HD) sedentários, clinicamente estáveis, são semelhantes às de indivíduos saudáveis também sedentários.
Conduzido por Shah e colaboradores, o estudo contou com a participação de 13 pacientes clinicamente estáveis, em HD que residiram em um centro de pesquisa metabólica, por uma média de 92 dias. As dietas de todos os pacientes tinham uma quantidade de energia constante e 0,60; 0,80; 1,00; 1,15 e 1,30 g/kg de peso de proteínas, definidas aleatoriamente. Cada dieta foi consumida por 16 a 22 dias e os pacientes foram submetidos a hemodiálise 3 vezes por semana. As alterações na massa gorda e massa livre de gordura foram avaliadas por meio do exame de absorciometria de duplo feixe de raios-x (DXA), que foram convertidos em equivalentes de calorias e adicionados à ingestão de energia para calcular a necessidade energética.
A média de NE foi de 31 ± 3 kcal/kg/dia. A necessidade energética dos pacientes em HD foi fortemente correlacionada com o peso corportal (p=0,002) e menos estreitamente com seu gasto energético de repouso (p=0,01).
A média da NE observada no estudo é semelhante aos valores estimados publicados para indivíduos sedentários saudáveis da mesma idade e sexo.
Os autores explicam que os estudos que avaliaram a NE de pacientes em hemodiálise têm demonstrado resultados mistos: Muitos estudos relatam NE normais, mas alguns descrevem que há necessidade de um aumento na NE, porém afirmam que os dados encontrados nesse estudo não suportam essa teoria.
No entanto, os autores apontam algumas limitações neste estudo que incluem o pequeno tamanho da amostra e o fato de que os pacientes recrutados eram relativamente saudáveis, com única exceção da HD, portanto a amostra não compreendeu pessoas obesas, ou com baixo peso, diabetes ou outras doenças crônicas ou inflamatórias. Dessa forma, os dados encontrados nesse estudo podem não ser aplicáveis à essas condições, se fazendo necessário novo estudo, mais abrangente.