A iniciativa da Global Leadership Initiative on Malnutrition (GLIM) teve como objetivo reunir opiniões de especialistas para desenvolvimento e padronização de critério diagnóstico de Desnutrição. O Brasil foi representado pelos pesquisadores Dra. Maria Isabel T. D. Correia, Dra. Maria Cristina Gonzalez e Dr. Dan L. Waitzberg.
A proposta é que o diagnóstico seja realizado em duas etapas:
- Etapa 1: Realização de Triagem Nutricional por ferramentas já validadas (NRS-2002,MNA-SF, MUST, ESPEN 2015, ASPEN/AND, SGA, Evans 2008, PEW 2008, Fearon 2011)
- Etapa 2: Avaliação de critérios diagnósticos.
Etiologia:
- Redução da ingestão ou absorção alimentar
- Gravidade da doença/ inflamação
Fenótipo:
- Perda de peso não intencional
- Baixo Índice de massa corporal (IMC)
- Redução da Massa muscular (DEXA, BIA, Ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética. Se indisponíveis –circunferência da panturrilha e circunferência muscular do braço)
Resultado:
- Para diagnóstico de desnutrição: necessário combinação de, no mínimo, 1 critério etiológico e um fenótipo
- Classificação de gravidade da desnutrição: Estágio1/ desnutrição moderada ou Estágio 2/ desnutrição grave de acordo com critérios de fenótipo
Os pesquisadores sugerem criação de banco de dados para acompanhamento dos resultados, e reforçam a importância de estudos de coorte, e ensaios clínicos para validação da ferramenta.
Clique aqui para baixar arquivo desenvolvido pelo Nutritotal adaptado da publicação e que possibilita a aplicação da ferramenta na prática clínica