Ícone do site Nutritotal PRO

Nutrição enteral exclusiva induz remissão precoce da Doença de Crohn pediátrica

“O uso exclusivo de nutriçãoenteral deve ser fortemente considerado como um tratamento primário favorávelsobre Doença de Crohn (DC), especialmente naqueles diagnosticados com idadesuperior a 10 anos”, concluem os autores de um estudo publicado numa revista dogrupo Nature, o European Journal of Clinical Nutrition.

Trata-se de uma revisãoretrospectiva de dados de pacientes pertencentes à duas coortes irlandesas comcrianças portadoras de DC. A análise incluiu localização, comportamento eatividade da doença e se o tratamento inicial foi com corticoesteróides ou comnutrição enteral exclusiva. Subsequentemente, foi realizada nova análise emtodos os pacientes que realizaram um curso de terapia enteral exclusiva entre2004 e 2013.

As análises encontraram taxasde remissão mais altas após o tratamento com nutrição enteral exclusivo (86%)em comparação com o tratamento com corticoesteróides (54%; p=0,02).

No total, 59 pacientescompletaram o tratamento com nutrição enteral exclusiva em algum ponto do tempoem seu curso de doença e foram incluídos na análise de coorte. Desta novacoorte, 69% entrou em remissão clínica. Além disso, a terapia mostrou-se maiseficaz quando utilizado como tratamento inicial (p = 0,004) e menos eficaz em pacientescom menos de 10 anos (p = 0,04).

 

Sair da versão mobile