Ícone do site Nutritotal PRO

Nutrição Hipocalórica Permissiva versus nutrição enteral padrão em pacientes críticos com alto e baixo risco nutricional: análise do estudo PermiT

Existem na literatura trabalhosque divergem sobre as formas de nutrir o paciente crítico e a associação comdesfecho. Arabi e colaboradores realizaram estudo que teve como objetivoavaliar  o impacto da NutriçãoHipocalórica Permissiva versus  nutrição enteral padrão na mortalidade em 90dias de pacientes adultos críticos estratificados pelo estado nutricional.

Foi realizada uma análise do estudoPermiT,  estudo clínico randomizadoconduzido em 7 centros de cuidados terciários na Arábia Saudita e Canada entre2009 e 2014. Foram incluídos 894 pacientes críticos, randomizados em NutriçãoHipocalórica Permissiva (40-60% das necessidades nutricionais) ou nutriçãoenteral padrão (70-100% das necessidades nutricionais), com a mesma metaproteica em ambos os grupos (1,2-1,5 g/kg/dia). Para avaliação nutricional foiutilizado o NUTRIC Score modificado, e os pacientes foram categorizados em altorisco nutricional (score entre 5 e 9), e em baixo risco nutricional (scoreentre 0 e 4). Os pacientes também foram avaliados pelo IMC, pré-albumina,transferrina, fosfato, nitrogênio urinário e balanço nitrogenado.

De acordo com o NUTRIC Score, 378(42,3%) pacientes foram classificados com alto risco nutricional e 516 (57,7%)com baixo risco nutricional. Não houve associação significativa entre aestratégia nutricional e mortalidade nas duas categorias. Os resultados foramsemelhantes quando analisados os outros critérios de estado nutricional, excetopara a pré-albumina. Quando categorizados pela pré-albumina, pacientes comníveis baixos desse marcador apresentaram menor mortalidade em 90 dias quandoreceberam Nutrição Hipocalórica Permissiva em comparação ao grupo que recebeu nutriçãoenteral padrão.

Os autores concluíram que dentreos pacientes com alto ou baixo risco nutricional, os desfechos foramsemelhantes para a Nutrição Hipocalórica Permissiva e nutrição enteral padrão.

 

Sair da versão mobile