Foram quantificados o comprimentodos telômeros do DNA de leucócitos em 342 crianças saudáveis e em 1148pacientes, entre 0 e 17 anos, que foram selecionados pelo estudo multicêntricocontrolado randomizado PEPaNIC. Os pacientes da UTIP foram alocadosrandomizadamente para iniciar TNP dentro de 24h (NP precoce) ou aguardar 1semana na UTIP (NP tardia).
Os autores encontraram que otelômero estavam 6% menor que o normal na admissão na UTIP em comparação comcrianças saudáveis (p<0,0001). Ajustado para possíveis determinantes basaise composição dos leucócitos, NP precoce associou-se a maior encurtamento dostelômeros durante a internação na UTIP em comparação a NP tardia (p=0,01).Outros determinantes independentes identificados neste estudo foram idade,gênero, comprimento inicial do telômero e fração de neutrófilos da amostra deonde o DNA foi extraído. O encurtamento dos telômeros foi afetado pela NPprecoce independente dos fatores pós aleatorização e também aumentou o tempo depermanência na UTIP, a quantidade de insulina utilizada e o risco de infecções.
Dessa forma, os autoresverificaram que os telômeros de leucócitos estavam menores que o normal emcrianças admitidas na UTIP, e concluíram que iniciar NP precoce durante estadocrítico também reduz o comprimento dos telômeros, o que pode ser prejudicial.