Ícone do site Nutritotal PRO

O que é glutamato monossódico?

O glutamato monossódico (MSG – monosodium glutamate) é o sal do ácido glutâmico, um dos aminoácidos não essenciais mais abundantes que ocorrem na natureza, que é encontrado naturalmente em alimentos como tomate e cogumelos.

Aproximadamente 95% do glutamato proveniente da dieta é metabolizado no intestino originando compostos como a glutationa, arginina e prolina. Nas células da mucosa intestinal o ácido glutâmico é parcialmente transformando em alanina, enquanto no fígado é convertido à glicose e lactato.

O MSG é utilizado em alimentos com o objetivo de proporcionar o gosto umami, também chamado de quinto gosto básico. É classificado na legislação brasileira como realçador de sabor, também conhecido como INS-621, código que corresponde à identificação no Sistema Numérico Internacional de Aditivos Alimentares, elaborado pelo Comitê do Codex Numérico Internacional de Aditivos Alimentares, pertencente ao Comitê do Codex Alimentarius.

A apresentação comercial do MSG é composta de cristais brancos de extensa solubilidade em água e limitada dispersão em alimentos gordurosos.

Leia também: www.portalumami.com.br 

 

Sair da versão mobile