A terapia nutricional baseada em evidência (TNBE) se apóia nos princípios da medicina baseada em evidência (MBE) que é definida como o elo entre a pesquisa científica de boa qualidade e a prática clínica. Neste sentido, tanto a TNBE quanto MBE utilizam as evidências científicas atualizadas para possíveis aplicações de seus resultados na prática profissional, levando em consideração os seguintes conceitos:
· Efetividade: tratamento que funciona em condições de aplicação real.
· Eficiência: tratamento de baixo custo e acessível para que os pacientes possam usufruir.
· Eficácia: tratamento funciona em condições de aplicação ideal.
· Segurança: quando uma intervenção possui características confiáveis que tornam improvável a ocorrência de algum efeito indesejável para o paciente.
Essas características básicas contribuem para a tomada de decisões na solução de determinados problemas, ou seja, na empregabilidade de modalidades terapêuticas, baseando-se em pesquisas metodologicamente rigorosas.
Assim, são necessários estudos clínicos randomizados para que, então, sejam reunidos em revisões sistemáticas e metanálises. Estas últimas devem representar uma abordagem rigorosa e transparente para reunir as evidências científicas minimizando erros dos estudos clínicos.
A TNBE é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de recomendações e diretrizes clínicas, bem como para identificar o estado atual da ciência, incluindo as lacunas de conhecimento e a necessidade de mais estudos sobre um determinado tema.
Leia também:
Qual a diferença entre metanálise e revisão sistemática da literatura?
O que são níveis de evidência em estudos sobre eficácia farmacológica?