Ícone do site Nutritotal PRO

Orientação nutricional melhora densidade das células intestinais

Um estudo publicado no The European Journal of Clinical Nutrition demonstrou que a densidade das células endócrinas do intestino grosso é afetada pelo tipo de alimento consumido. Uma mudança na dieta dos pacientes com síndrome do intestino irritável (SII) após a orientação dietética pode normalizar as densidades dessas células endócrinas, recuperar o seu mau funcionamento e pode ter resultado na melhoria dos sintomas da SII.
 
O estudo incluiu 13 pacientes com SII e 13 indivíduos controle. Os pacientes com SII receberam três sessões de orientação dietética individualizada. Os indivíduos de ambos os grupos realizaram colonoscopias no início do estudo e novamente em 3 e 9 meses após orientação dietética. Foram retiradas biópsias de células endócrinas intestinais.
 
O consumo total diário (média ± desvio padrão) de frutas e vegetais ricos em FODMAPs (oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis) diminuiu significativamente de 16,2 ± 5,3 g antes de receber orientação dietética para 9,2 ± 3,2 g após ter recebido orientação dietética (p = 0,02).
 
No cólon, as densidades de células secretoras de serotonina foram de 46,8 ± 8,9 células/mm2 em indivíduos do grupo controle, 10,5 ± 2,1 células/mm2 em pacientes com SII antes da intervenção e 22,6 ± 3,2 células/mm2 em pacientes com SII depois de receber orientação dietética (p = 0,007).
 
As densidades de células secretoras de peptídeo YY foram de 11,6 ± 1,8 células/mm2 em pacientes do grupo controle, 10,8 ± 1,7 em pacientes com SII antes da orientação e 16,8 ± 2,1 células/mm2 em pacientes com SII depois da orientação (p = 0,06). 
 
As densidades de células de somatostatina no reto foram 13,5 ± 3,0 células/mm2 no grupo controle, 13,2 ± 3,0 células / mm2 em pacientes com SII antes da orientação, e 22,3 ± 3,2 células/mm2 SII depois de receber orientação dietética (p = 0,01).
 
 “Esse estudo é o primeiro a demonstrar que as densidades das células endócrinas no intestino grosso são afetadas pelo tipo de alimentos consumidos. Uma mudança na dieta dos pacientes com SII na sequência da orientação dietética pode normalizar as densidades das células endócrinas e, consequentemente, resultar na melhoria dos sintomas da SII”, concluem os autores.
Sair da versão mobile