Ícone do site Nutritotal PRO

Perda de peso aumenta o apetite em mais de três vezes

Resultados de um estudo publicado na revista Obesity demonstraram que para cada quilode peso que perderam, os pacientes consumiram 100 calorias extras por dia, ouseja, mais de três vezes do que precisariam para manter o peso.

Sabendo que pacientes com diabetes tipo 2 que recebemo inibidor de cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT2), canagliflozina, comoparte da estratégia para redução da glicemia, excretam uma quantidade fixa deglicose na urina (o que causa perda de peso), Polidori e colaboradores utilizaramum modelo matemático para calcular as mudanças no consumo calórico durante umestudo placebo controlado desse medicamento. Essa pesquisa teve duração de 52semanas, sendo que 153 pacientes receberam canagliflozina e 89 pacientesreceberam placebo.

O uso dessa abordagem significa que os pacientes quereceberam canagliflozina consistentemente excretaram 90g/dia de glicose, masnão relataram sentir menos energia.

Previamente, os pesquisadores haviam validado ummodelo matemático para calcular as mudanças esperadas no consumo calóricocorrespondente as mudanças no peso corporal. Eles colocaram os dados do estudoatual nesse modelo.

Ao final do estudo, os pacientes que receberam placebohaviam perdido menos de 1kg, e aqueles que receberam canagliflozina haviamperdido cerca de 4kg. A perda de peso com a canagliflozina foi menor do que oprevisto, devido ao aumento do apetite dos pacientes.

Em média, os pacientes que receberam canagliflozinacomeram cerca de 100 kcal/dia a mais por quilo de peso perdido, uma quantidademais de três vezes maior do que as adaptações às perdas energéticascorrespondentes.

“Os achados sugerem que um aumento relativamentemodesto no apetite pode explicar a grande dificuldade que as pessoas têm paraperder peso e manter essa perda ao longo do tempo”, concluem os autores. “Nossosresultados fornecem a primeira quantificação do sistema de controle e feedbackdo consumo enérgico em humanos”, afirmam.

Sair da versão mobile