Ícone do site Nutritotal PRO

Perda de peso aumenta o comprimento dos telômeros

 

Um estudo publicado na International Journal of Obesity demonstrou que a perda de peso acentuada induzida pela cirurgia bariátrica aumenta o comprimento dos telômeros a longo prazo.
 
Trata-se de um estudo intervencionista, prospectivo, controlado, no qual 142 pacientes foram acompanhados durante 10 anos após a realização de cirurgia bariátrica. Além disso, foram recrutados 110 participantes com peso normal (grupo controle) pareados por idade e sexo e acompanhados pelo mesmo período de tempo para comparar as mudanças no comprimento dos telômeros. Reação em cadeia da polimerase quantitativa foi usada para determinar o comprimento dos telômeros.
 
O comprimento dos telômeros aumentou significativamente 0,024 ± 0,14 (P = 0,047) nos 142 pacientes bariátricos no prazo de 10 anos após a cirurgia, enquanto os participantes do grupo controle tiveram uma redução no comprimento dos telômeros (-0,057 ± 0,18; P = 0,003). 
 
O comprimento dos telômeros em pacientes bariátricos foi inversamente associado com concentrações de colesterol e triglicérides no plasma e o encurtamento dos telômeros foi associado a menores concentrações plasmáticas de lipoproteínas de alta densidade (HDL), e maiores concentrações de glicose em jejum no início do estudo para os pacientes bariátricos.
 
Os autores concluem que o aumento relativo do comprimento do telômero foi encontrado após a cirurgia bariátrica a longo prazo, presumivelmente devido à melhoria das características metabólicas. 
 
Leia também:
O que são telômeros e qual sua relação com os nutrientes?

 

Sair da versão mobile