Ícone do site Nutritotal PRO

Praticar exercícios pode ser contagioso

Estudo publicado na revista Nature Communications sugere que saber o quão longe, rápido e porquanto tempo correm os amigos corredores pode influenciar os hábitos decorrida.

Pesquisadores norte-americanos utilizaram um conjunto dedados que incluíram localização geográfica, ligações nas redes sociais ehábitos diários de corrida de 1,1 milhão de pessoas que correram 359 milhões dekm e que exibiram essas corridas digitalmente em uma rede social global de corredoresdurante um período de cinco anos. Os dados incluíam distância, duração, ritmo ecalorias queimadas diariamente pelos corredores. Os dados foram registrados porrastreadores de exercícios digitais.

Foi descoberto que, em média, um quilômetro adicionalcorrido por amigos no mesmo dia pode inspirar alguém a correr 0,3 kmadicionais. Um tempo adicional de 10 minutos corrido por amigos pode motivaralguém a correr mais três minutos. Uma queima calórica adicional de 10 kcal deamigos pode influenciar um par a queimar 3,5 kcal adicionais.

Corredores menos ativos incentivam corredores maisativos, mas não o contrário, observam os pesquisadores. O gênero tambémimporta: o contágio foi mais pronunciando entre homens. Descobriu-se que os homensinfluenciam outros homens a correr mais longe e mais rápido.

Os resultados apoiam a ideia de que as redes sociaispodem influenciar o comportamento.

“Hoje estamos inundados com sinais sociais digitais emplataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e outros. Essastecnologias estão amplificando a interdependência de nossos comportamentos emsaúde, nossos padrões de consumo, e padrões de voto, dentre outros”,concluem os autores.

“Há 10 ou 15 anos nenhuma dessas tecnologias sequerexistia. Essas plataformas podem estar tendo um impacto muito significativo naevolução humana e precisamos de mais pesquisas para avaliar como, pois, estamosanalisando apenas a superfície do assunto”, acrescentam.

Sair da versão mobile