Ícone do site Nutritotal PRO

Quais são os benefícios do própolis?

O própolis é uma mistura complexa de aspecto pastoso formada por materiais resinosos e balsâmicos de origem vegetal, a qual é coletada por abelhas e modificada por meio de suas secreções salivares. As abelhas utilizam o própolis no reparo de frestas e danos na colmeia, o que auxilia na manutenção da temperatura interna, além de proteger contra a entrada de insetos e a proliferação de microrganismos. O própolis brasileiro é considerado o melhor do mundo devido à genética da abelha brasileira e à diversidade da flora nacional. Atualmente são atribuídas ao própolis muitas propriedades farmacológicas, como atividade antimicrobiana, antiviral, antitumoral, anti-inflamatória, anestésica, cicatrizante e antioxidante.
No própolis são encontrados pelo menos 38 tipos de flavonoides como artepillina-C, apigenina, acacetina, galangina, kaempferol, luteolina, quercetina, pinocembrina, crisina. E maioria deles apresentam atividade antimicrobiana.  O própolis ainda apresenta a presença de fenólicos como ácido ferúlico, ácido cinâmico, ácido cafeico.
Um estudo brasileiro avaliou a atividade antioxidante do própolis através dos métodos de sequestro do radical superóxido, do radical peroxila e do ácido hipocloroso comprovadas e comprovou seu efeito. Os flavonoides ainda auxiliam na absorção e na manutenção da vitamina C, protegendo-a e potencializando seu efeito no organismo.
Um estudo avaliou a ação antibacteriana do própolis através da inoculação de placas de ágar, contendo 5% de extrato alcóolico de própolis a 50%, com um inóculo bacteriano de 1 x 106 células.mL-1. Foram testados 161 isolados bacterianos, tanto gram positivos (Staphylococcus sp., Streptococcus sp., Nocardia asteroides e Rhodococcus equi), como gram negativos (Escherichia coli, Salmonella sp., Proteus mirabilis e Pseudomonas aeruginosa). O extrato de própolis demonstrou atividade antibacteriana por inibir o crescimento de 67,7% das bactérias testadas; 92,6% dos isolados Gram positivos e 42,5% dos Gram negativos foram sensíveis ao extrato. Há estudos demonstrando sua utilização tanto na prevenção como no tratamento da gripe, asmas, bronquites e resfriados devido à sua comprovada ação broncodilatadora e antiviral.
Um estudo aponta a função imunomoduladora dos flavonoides de própolis in vitro. Seus resultados demonstraram que os flavonoides de própolis aumentaram significativamente a função fagocítica de macrófagos e a libertação de citocinas anti-inflamatórias.
Sair da versão mobile