Ícone do site Nutritotal PRO

Quais são os benefícios e aplicações da banana verde?

A análise da composição química comprova que a banana, além de rica em carboidratos e energia, possui também elevadas proporções de minerais e vitaminas. A banana verde, sob a forma cozida, é apropriada ao preparo de subprodutos como a farinha, biomassa e polpa. Além das vitaminas e minerais, esse alimento apresenta alto conteúdo de amido resistente (AR).
 
O AR é a forma de amido resultante da degradação do amido que não é digerido nem absorvido no intestino delgado. Deste modo, o AR apresenta comportamento similar ao da fibra alimentar, ajudando a regular o funcionamento intestinal, aumentar o bolo fecal, reduzir o esvaziamento gástrico, dando maior sensação de saciedade e, consequentemente, prevenir e tratar a constipação intestinal e doenças a ela associadas. Ainda, o AR serve de substrato para as bactérias presentes no intestino, produzindo butirato, um ácido graxo de cadeia curta desejável por suas propriedades protetoras contra o câncer.
 
Em função do baixo índice glicêmico que o AR da banana verde apresenta, seu consumo tem sido associado ao melhor controle do diabetes tipo 2. Além disso, o consumo de AR também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção pelo fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares.
Sair da versão mobile