Ícone do site Nutritotal PRO

Quando se deve introduzir o Lactobacilus como adjuvante no tratamento do Helicobacter Pylori? E por quanto tempo após o término dos antibióticos?

Uma meta-análise avaliou o resultado de 14 estudos, aleatórios e controlados, com pacientes com o diagnóstico de H. Pylori nunca previamente tratados e probióticos.

 

O grupo controle recebeu o tratamento tradicional de dois antibióticos e um inibidor de bomba de próton. O grupo experimento recebeu o mesmo esquema de tratamento e mais a suplementação de probióticos, que foram administrados juntamente com a terapia de antibiótico. O tempo de suplementação com probióticos variou de 7 dias até 4 semanas, a partir do início do tratamento antibioterápico e variou em tempo em relação ao término do tratamento medicamentoso. Nesses 14 estudos o grupo suplementado com probióticos teve benefícios, entre os quais: diminuição de efeitos colaterais do tratamento como diarreia, dores abdominais e maior tempo de erradicação da doença.

 

Ainda não existe um consenso definitivo de por quanto tempo se deve manter a suplementação de probiótico após o término da antibioticoterapia. No entanto a literatura nos indica que se deve manter a suplementação de probióticos durante o período de tratamento com antibióticos.

Sair da versão mobile