Ícone do site Nutritotal PRO

Que cuidados devem ser tomados na alimentação do paciente com hipotireoidismo?

Existem alimentos e nutrientes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida para os pacientes com hipotireoidismo e também alguns que devem ser evitados. A dieta ideal para pacientes com hipotireoidismo deve incluir grãos integrais, alimentos naturais, abundância de frutas e vegetais e uma boa oferta de frutos do mar e proteínas magras.
 
A glândula tireoide sintetiza os hormônios tiroxina (T4) e tri-iodotironina (T3), que contém iodo, o que torna esse nutriente um dos mais importantes na dieta desses pacientes. A recomendação para o consumo de iodo, de acordo com as Dietary Reference Intakes (DRI) é de 150 mcg/dia para adultos de 19 a 70 anos. Sua deficiência pode levar ao hipotireoidismo, bócio endêmico e cretinismo e segundo a OMS, seu excesso (mais de 300 mcg/dia) pode ocasionar doenças autoimunes da tireoide. Os principais alimentos fonte deste micronutriente são os de origem marinha, como as ostras, os moluscos, mariscos e os peixes de água salgada. Desde 1956 foi adotada uma lei que torna obrigatória a adição de iodo ao sal de consumo humano em todo o território nacional, com o objetivo de erradicar a deficiência nesse micronutriente. 
 
Outro nutriente importante para esses pacientes é o selênio, pois é essencial na conversão do hormônio T4 em sua forma ativa T3. A castanha do Pará é uma importante fonte desse nutriente, que pode também ser encontrado em algumas carnes magras. A ingestão de fibras também é essencial para o controle do peso e alívio de um dos sintomas do hipotireoidismo, a constipação.
 
Há alguns estudos que relacionam a Tireoidite de Hashimoto (hipotireoidismo autoimune) com a deficiência de vitamina D, e na maioria dos casos é necessária a suplementação dessa vitamina.
 
Adoçantes à base de sucralose devem ser evitados, assim como outros alimentos que contém cloro, pois esse nutriente compete com o iodo e prejudica sua absorção e utilização pela tireoide. 
 
Alimentos à base de soja devem ser consumidos com moderação. Alguns estudos demonstraram que os flavonoides presentes na soja e derivados também podem interferir na absorção de iodo.
 
Além disso, recomendações gerais como a prática de atividade física, ingestão hídrica adequada e fracionamento das refeições são importantes para ajudar a equilibrar o metabolismo lento, consequência do hipotireoidismo.
Sair da versão mobile