Ícone do site Nutritotal PRO

Restrição calórica promove alterações estruturais e metabólicas na pele

Envelhecimento envolve um acúmuloprogressivo de alterações deletérias nas células e tecidos, aumentando o riscode doenças e causando redução da capacidade física na maioria dos organismos.Muitas dessas alterações relacionadas com a idade, no entanto, podem serprevenidas com dietas de restrição calórica (RC), que tem sido associada adiversos benefícios para a saúde.

Com o objetivo de avaliar oefeito da RC sobre a pele, Forni e colaboradores realizaram um trabalho comdois grupos de camundongos ao longo de seis meses. O grupo controle pode sealimentar como, quando e quanto queriam e, por isso, desenvolveram obesidade. Ogrupo RC pode comer apenas 60% das calorias consumidas em média pelo grupocontrole. Foi avaliada a composição dos pelos da região lombar dos animais deambos os grupos através da quantificação dos quatro tipos de folículoscapilares dessa região.

Após seis meses, os animaissubmetidos à restrição calórica apresentaram redução de massa corporal (40%menor que a do grupo controle); maior crescimento de pelos (pelos com maiordensidade, maior quantidade e comprimento); aumento no número de vasossanguíneos na pele; e remodelação devasculatura, pele e pelagem, gerando um revestimento com melhores propriedadestermorreguladoras.

Os autoresacreditam que os resultados encontrados estejam associados a uma funçãoadaptativa: como houve diminuição de gordura, tecido associado à regulação detemperatura corporal, houve mais crescimento dos pelos e vasacularização comintuito de manutenção dessa temperatura.

Com isso,essas descobertas indicam que a RC promove a remodelação extensiva de pele e pelos.As mudanças auxiliaramos camundongos magros a conservar calor e, consequentemente, manter a pelejovem. Essas mudanças foram necessárias para a homeostase térmica e aptidãometabólica na condição de consumo limitado de energia, sugerindo um potencialmecanismo adaptativo.

 

Sair da versão mobile