Ícone do site Nutritotal PRO

Suplementação de proteínas e vitamina D preserva massa magra em idosos obesos‏

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que a suplementação de idosos obesos submetidos à dieta hipocalórica e treinamento de força.com alta concentração de proteínas de soro do leite, leucina e vitamina D, preserva a massa muscular quando comparada com suplemento isocalórico.
 
Varrejein e colaboradores, conduziram um estudo duplo-cego e randomizado que avaliou o efeito do uso de suplemento hiperproteico com leucina e vitamina D (150 kcal e 21g de proteína/ dia) na preservação da massa muscular em 80 idosos obesos durante um programa de perda de peso intencional.
 
O programa de perda de peso teve duração de 13 semanas, e durante esse período todos os indivíduos seguiram uma dieta hipocalórica (com redução de 600 kcal do valor calórico total) associada a um treinamento de resistência 3 vezes por semana. Os indivíduos foram aleatoriamente divididos para receber suplemento hiperproteico com leucina e vitamina D ou suplemento placebo isocalórico.
Os resultados demonstraram que ambos os grupos apresentaram redução do peso corporal, porém, o grupo que recebeu o suplemento hiperproteico apresentou aumento de massa muscular apendicular e massa muscular em membros inferiores.
 
Os autores afirmam que esse estudo é o primeiro a mostrar que o uso de um suplemento contendo alta quantidade de proteína de soro do leite, leucina e vitamina D preserva a massa muscular durante a perda de peso intencional por uma dieta hipocalórica combinada com exercícios de resistência em idosos obesos, e que estes resultados suportam a conduta de aumentar a ingestão de proteína de alta qualidade e em quantidade suficiente durante um programa de perda de peso para ajudar na prevenção da sarcopenia induzida pela perda de peso.
Sair da versão mobile