Ícone do site Nutritotal PRO

Suplemento nutricional ajuda pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Pesquisa publicada na revista Journal of Parenteral and Enteral Nutrition (JPEN) demonstrou que a suplementação de suplemento nutricional oral específico para pacientes com doença renal pode melhorar parâmetros bioquímicos e clínicos em longo prazo.

O estudo foi realizado com 62 pacientes desnutridos, com doença renal crônica em hemodiálise. O diagnóstico de desnutrição seguiu os seguintes critérios: concentração de albumina sérica <4 g/dL e/ou perda de ≥ 5% do peso corporal nos últimos 3 meses. Os participantes foram distribuídos em dois grupos: grupo intervenção (n=32), que recebeu em média duas porções ao dia de suplemento nutricional oral específico para doença renal, durante seis meses, e grupo controle (n=30), que não recebeu a suplementação nutricional, mas recebeu orientações para aumentar a ingestão alimentar. Cada porção (200 ml) do suplemento nutricional continha 400 kcal, 14g de proteínas, 41,3g de carboidratos e 19,2g de lipídios, contendo baixos teores de sódio, potássio e fósforo.

Em cada sessão de diálise, os pesquisadores aplicaram um questionário para avaliar a ingestão alimentar e adesão ao uso do suplemento. Os participantes também receberam, durante a sessão de diálise, um lanche contendo aproximadamente 300 kcal, 14g de proteína, 55g de carboidratos e 10g de lipídios. Cada paciente teve uma consulta mensal com um nutricionista para avaliação clínica e com o objetivo de alcançar a ingestão das necessidades energéticas calculadas em 35 kcal/kg de peso corporal/dia.

Os pesquisadores observaram que os níveis médios de albumina sérica aumentaram significativamente após os seis meses no grupo que recebeu a suplementação (p=0,028). Os pacientes do grupo que receberam a suplementação obtiveram aumento significativo do ganho de peso corporal, enquanto que os participantes do grupo controle apresentaram perda de peso. Além disso, de acordo com a avaliação da composição corporal, os participantes do grupo controle apresentaram perda significativa de massa magra, enquanto que os pacientes que receberam a suplementação não apresentou perda de massa magra durante os seis meses de uso do suplemento. Os pesquisadores observaram também que o grupo controle necessitou de doses significativamente mais elevadas de eritropoietina, para manter os níveis de hemoglobina estáveis, em comparação com o grupo que recebeu a suplementação (p=0,012).

“A desnutrição é comum em pacientes renais crônicos em hemodiálise e afeta negativamente o seu prognóstico. A maioria desses pacientes apresentam baixo consumo de energia e proteínas pela dieta, dessa maneira, os suplementos nutricionais específicos para a doença renal são necessários para alcançar as necessidades energéticas e proteicas”, comentam os autores.

“Os nossos resultados indicam que o consumo diário e em longo prazo de suplemento nutricional pode melhorar a condição clínica de pacientes com doença renal crônica, podendo ser uma estratégia eficaz para a prevenção e o tratamento da desnutrição”, concluem.

Leia mais:

Consumo de linhaça melhora perfil lipídico e reduz inflamação sistêmica de pacientes em hemodiálise

Orientação nutricional melhora estado nutricional de pacientes renais em hemodiálise com anorexia

Medida por dobras cutâneas é mais eficaz na avaliação de pacientes renais crônicos em hemodiálise

Qual a melhor maneira de avaliar a gordura corporal total em paciente dialítico?

 

Sair da versão mobile