Ícone do site Nutritotal PRO

Tratamento prévio com emulsão lipídica melhora resposta inflamatória após cirurgia

Um estudo publicado no Journal of Parenteral and Enteral Nutrition demonstrou que a oferta prévia de emulsão lipídica contendo triglicérides de cadeia média (TCM), óleo de soja e óleo de peixe aumenta a concentração plasmática de ácido eicosapentaenoico (EPA) e diminui as concentrações de leucotrienos b4 (LTB4), procalcitonina (PCT) e linfócitos após cirurgia de coração aberto em crianças.
Trinta e dois bebês submetidos a bypass cardiopulmonar (BCP) e dependentes de nutrição parenteral (NP) foram aleatoriamente designados para receber emulsão lipídica de óleo de soja (controle, n = 16) ou uma mistura nas proporções 50:40:10 de TCM, óleo de soja, e óleo de peixe (tratamento, n = 16). As dietas foram administradas durante 3 dias no pré-operatório e 10 dias de pós-operatório. As concentrações dos ácidos graxos ômega-3 (ω-3): eicosapentaenoico, docosahexaenóico, araquidônico e alfa-linolênico, além de procalcitonina, de LTB4 e de linfócitos foram quantificados no início do estudo, antes da cirurgia, e após1, 7 e 10 da cirurgia.
Os autores explicam que o LTB4 é um mediador pró-inflamatório e sintetizado partir do ácido araquidônico. A PCT é um pró-hormônio cuja elevação pode estar associada a atividade inflamatória relacionada com septicemia. Por isso, ambos foram avaliados nesse estudo.
De acordo com os resultados, a PCT foi significativamente menor no grupo tratamento em comparação com o grupo controle no dia 1 de pós-operatório (p=0,01). O grupo tratamento também exibiu uma redução na proporção ω-6/ω-3 (p=0,0001) e uma maior concentração ω-3 em todos os períodos de estudo de pós-operatório (p=0,001). O tratamento resultou em maiores níveis plasmáticos de EPA nos dias 7 e 10 (p<0.05), enquanto que os ácidos alfa linolênico, araquidônico e docosahexaenóico mantiveram-se constantes.
O aumento na concentração plasmática de EPA foi associado a uma diminuição na concentração de LTB4 no plasma (p <0,05). No décimo dia pós-operatório, as crianças do grupo tratamento com alto risco de mortalidade exibiram uma concentração de linfócitos 45% menor (p <0,05).
“Estes resultados sugerem que o tratamento de crianças submetidas a cirurgia de coração aberto com emulsão lipídica diferenciada, melhora o estado de ácidos graxos ω-3 e resulta em uma menor resposta inflamatória após a cirurgia”, concluem os autores.
Sair da versão mobile