Na última palestra do 7º Congresso Internacional de Probióticos e Prebióticos em Pediatria, o assunto foi: papel da composição e diversidade da microbiota e covid-19, bem como outras infecções respiratórias em crianças.
Desta sessão, a nutricionista Danielle Fonseca destaca:
– Diferenças na microbiota e sistema imunológico infantil como possíveis fatores de proteção da Covid-19.
– Disbiose pode impactar TGI e pulmões através do eixo microbiota-intestino-pulmão que se comunicam através de metabólitos produzidos pelos microrganismos da MI.
– Disbiose também favorece a ocorrência de casos graves de Covid-19 e dos sintomas da chamada covid longa, como fadiga, dores articulares, diarreia e enxaquecas.
– Microbiota saudável favorece a homeostase do organismo e resposta adequada às vacinas.
– Benefícios da vacinação materna para aumentar a presença de anticorpos contra COVID-19 no leite materno.
– Vacinação de toda a sociedade como fator importante para proteger as crianças que não estão na faixa etária de vacinação.
– Potenciais benefícios do uso de probióticos e prebióticos, para dar suporte à microbiota intestinal e, consequentemente, aprimorar respostas imunológicas e a conversa cruzada entre o eixo microbiota-intestino-pulmão.
– Adaptação do leite humano após a infecção por Covid-19, justificando a importância do aleitamento materno
COLIDIS – registro de titularidade do Aché. Reg. MS nº: 5.6381.0334.001-1.
O Lactobacillus reuteri DSM 17938 pode contribuir para a melhora do desconforto intestinal de bebês. “O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE, CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS.”
PROVANCE SABOR LIMA-LIMÃO 5.6381.0335.001-5. PROVANCE SABOR MORANGO 5.6381.0335.002-3. O Lactobacillus reuteri DSM 17938 pode auxiliar no funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Patrocínio: