Ícone do site Nutritotal PRO

Estratégias Nutricionais para pacientes em longa permanência na UTI

Banner da cobertura CBMI 2021 sobre "Estratégias Nutricionais para pacientes em longa permanência na UTI", com uma mulher usando jaleco branco sentada na cadeira

Banner da cobertura CBMI 2021 sobre "Estratégias Nutricionais para pacientes em longa permanência na UTI", com uma mulher usando jaleco branco sentada na cadeira

O XXVI Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva começou e nós trazemos a vocês o que foi destaque no primeiro dia.

A Dra Maria de Lourdes Teixeira da Silva aborda algumas questões relacionadas ao acompanhamento do paciente de longa permanência em UTI.

Ela destaca a importância da abordagem nutricional para o paciente com risco de perder massa muscular. Vários são os fatores relacionados a perda de massa muscular, como a gravidade da doença, baixo consumo alimentar e o fato de muitos pacientes já chegarem ao hospital apresentando perda de massa muscular.

Há a Intervenção multimodal precoce, muito utilizada durante a pandemia, que quando associada ao tratamento nutricional pode resultar em benefícios para o paciente.

A Dra Lourdes destaca a importância da utilização da calorimetria indireta, que possibilita a identificação de hipermetabolismo persistente entre a 2º e 3º semanas de UTI, algo que não é possível de identificar através de fórmulas preditivas.

Neste vídeo são destacados, ainda, a recomendação de ingestão de proteína, a importância do tratamento psicológico durante e após a hospitalização, o impacto econômico da doença sobretudo para pacientes do SUS e os desafios da alta hospitalar.

A avaliação da massa muscular, seja em quantidade ou qualidade, através de ultrassonografia ou força do aperto de mão e o impacto da perda da massa muscular no desenvolvimento da disfagia também são abordados.

O CBMI – Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva – é o maior congresso de terapia intensiva da América Latina, este ano com destaque para todo aprendizado da pandemia e o quanto isso trará benefícios para a assistência daqui em diante.

Acompanhe a Cobertura do XXVI CBMI aqui no Nutritotal PRO.

 

 

Patrocinado:

Sair da versão mobile