Ícone do site Nutritotal PRO

Variáveis determinantes no gasto energético em repouso de pacientes com câncer colorretal

Estudo objetivou avaliar as alterações no gasto energético em repouso (GER) e a influencia de diversas variáveis em pacientes com estágios III e IV de câncer colorretal. Para isso, foram avaliados dados de 2 estudos anteriormente publicados que incluíram pacientes maiores de 18 anos, com câncer colorretal avançado. Foram aferidas medidas antropométricas (peso e altura), calculado o IMC, avaliado a composição corporal por DXA, realizado calorimetria indireta e calculado o GER, dosado PCR, calculado ingestão dietética por recordatório de três e quatro dias, e avaliado o status de performance destes pacientes através de um questionário específico.

Fizeram parte do estudo 109 pacientes. A maioria (59,5%) apresentou IMC dentro da faixa de normalidade, e 25% apresentou ingestão energética inferior ao GER. A idade, sexo, altura, peso, estagio da doença, massa gorda, massa livre de gordura e PCR foram preditores significativos do GER medidos uma única vez. Avaliação de dados de acompanhamento (2-4 meses) mostrou que o GER reduziu em indivíduos com estágio III da doença (-40kcal/dia) e aumentou nos com estágio IV (+47kcal/dia), enquanto a ingestão calórica dos pacientes diminuiu no mesmo período. O estágio da doença, inflamação e a PCR se mostraram preditores significativos para alterações no GER ao longo do acompanhamento, independentemente da idade e % massa livre de gordura dos pacientes.

Concluiu-se que a idade, massa livre de gordura e PCR se associaram ao GER em um ponto específico de análise, enquanto a inflamação e estágio da doença foram associadas às alterações do GER ao longo do tempo. Os autores destacaram a alta variabilidade nas alterações metabólicas e a necessidade de avaliação das variáveis que influenciam o GER a fim de traçar metas e condutas nutricionais individualizadas

Sair da versão mobile