Ícone do site Nutritotal Para todos

Como a alimentação pode ajudar crianças com Síndrome de Down que sofrem com anemia

alimentação síndrome de down
alimentação síndrome de down

Exames de sangue podem ser indicados com maior frequência para pequenos com Down, para detectar problemas como a anemia | Imagem: Shutterstock

A anemia é uma doença que pode atingir não só os adultos como também as crianças, e em especial, aquelas com Síndrome de Down (SD), que podem precisar realizar exames com mais frequência para detectar a carência de ferro.

Segundo o Ministério da Saúde, em crianças entre 2 e 10 anos de idade e que tenham a síndrome, são necessários exames como hemograma, TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide) e hormônios tireoidianos (T3 e T4), além das avaliações de acuidade visual e auditiva, anualmente.

E para comprovar a importância do exame de sangue nessas crianças, um estudo divulgado pelo Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics comparou dados do prontuário eletrônico em pacientes com diagnóstico de SD de 1 a 18 anos. De um total de 200 pacientes, o estudo identificou que 22,5% tinham anemia, definida como uma concentração de hemoglobina menor que o necessário para a idade.

Com isso, eles concluíram que a prevalência de anemia das crianças com síndrome de Down analisadas é significativamente maior que a da população em geral. Sendo assim, exames constantes podem ser mais necessários para essa faixa etária.

Recomendações

Diante desse contexto, como recomendação, o Ministério da Saúde sugere que o cuidado com a saúde da criança com SD de 2 a 10 anos precisa estar focado na manutenção de um estilo de vida saudável. Isso inclui a alimentação, a higiene do sono e a prática de exercícios, além do desenvolvimento de autonomia, para as atividades de vida diárias e de autocuidado, e socialização.

Ainda sobre a alimentação, um estudo publicado pela Revista de Nutrição aponta que um nutriente que ganhou importância nos estudos para quem tem síndrome de Down é o zinco, que pode ser capaz de ajudar na melhora do metabolismo dos hormônios tireoidianos e na função imune. Fontes de zinco podem incluir peixes e carnes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile