O momento de compras com crianças é sempre estressante, pois ali elas costumam ter acesso a diversos alimentos, e muitas vezes, o desejo de levar guloseimas para casa pode frustrar o passeio e levar a agitações com muito choro.
Por outro lado, o passeio pode ser muito produtivo para a educação nutricional da criança, levando a um grande aprendizado de reconhecimento de frutas, verduras e legumes.
Seguem algumas dicas para melhorar o passeio ao mercado.
6 dicas para melhorar as compras com as crianças
O passeio deve ser organizado, mas também pode ter diversão.
Faça uma lista de compras com as crianças
Coloque todos os itens, incluindo frutas, verduras, legumes, entre outros. Se a criança ainda não souber ler, crie brincadeiras de achar em revistas figuras das coisas que ela precisa comprar, e depois, recorte e cole as imagens na lista de compras. Será algo bastante divertido para ela!
Transforme as compras com as crianças em brincadeira
Ao chegar no supermercado, você pode criar um ambiente de caça ao tesouro com a lista produzida em casa. As regras da brincadeira devem ser claras: não entra no carrinho os itens que não estão na lista. Mas se a criança encontrar um produto listado, poderá receber um prêmio, como um carimbo na mão ou no braço ou um adesivo na roupa.
Tenha atenção redobrada na área de frutas, verduras e legumes
Nessa parte do mercado, pegue alimentos e mostre à criança, peça para que ela cheire, toque e descubra o que é. Caso a criança se interesse por algum, leve-o para casa para ensinar como preparar e como é o sabor. Descobertas muito nutritivas e saudáveis serão realizadas!
Evite a região de guloseimas
Normalmente, os supermercados contam com um corredor reservado para esses produtos. Tente evitar essa área, assim fica mais fácil concentrar-se na lista de compras elaborada. Caso a criança descubra esse local, negocie com ela um único produto que ela irá escolher, e não realize todos os desejos dela.
Nunca vá com fome para o mercado
Faça um lanchinho leve antes das compras, assim você garante a seletividade dos adultos e crianças, e será possível concentrar-se na lista de compras. Além disso, leve um lanche saudável para a criança no momento de compras: ou uma fruta ou um lácteo, que ajudam bastante nesse momento.
Leve também uma distração
Muitas vezes, fazer compras é uma tarefa longa e enfadonha, por isso, traga algum brinquedo para distração do pequeno.
Boas compras!