Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais são os tipos de cirurgia bariátrica?

Modelo de estômago para representar cirurgia bariátrica
arte suzy nassif

Suzy Nassif é nutricionista do Ganep Consultório

Anteriormente, falamos sobre Obesidade e Cirurgia Bariátrica e sobre as possíveis causas da obesidade e das comorbidades, como identificá-las e como iniciar a busca por ajuda para iniciar o tratamento.

No Brasil em 2018, foi constatado que essa doença crônica (obesidade) aumentou 67,8% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 19,8%. Hoje, no país, 20,7% das mulheres têm obesidade e 18,7% dos homens também têm.

Há uma pressão social muito grande sobre o público feminino, com cobrança às mulheres obesas, enquanto homens nas mesmas condições são mais bem aceitos.  As pressões levam uma procura por soluções rápidas e não muito eficazes para a perda de peso.

Uso de medicamentos para controlar o apetite são uma dessas soluções que, às vezes, podem trazer efeitos colaterais graves, e outras vezes, podem trazer efeitos refratários, ou seja, aqueles em que o paciente não responde ao tratamento medicamentoso.

A maioria do público atendido em consultório e que são candidatos a cirurgia bariátrica são, em torno de 75%, mulheres. Elas obtiveram ganho de peso ou grau de obesidade mais grave após a gestação ou durante esse período. Algumas sofrem de depressão ou transtorno de ansiedade ao longo dos anos e até vindas desde a adolescência.

Mas quem está apto para fazer cirurgia bariátrica?

De acordo com a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), em relação a cirurgia bariátrica, estão aptos pacientes com:

A idade também é um fator a ser analisado:

Tipos de cirurgia bariátrica

Existem diferentes tipos de cirurgia bariátrica atualmente, dentre elas, é possível citar:

Nós, do Ganep Consultório, estamos à disposição para te ajudar e esclarecer tudo sobre Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Venha nos conhecer e agende sua consulta!

*Suzy Nassif é nutricionista do Ganep Consultório e membro COESAS da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica E Metabólica (SBCBM). É especialista em obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica, autora das receitas do livro – Cirurgia Bariátrica: Um tratamento para todos, a cirurgia de cada um. (EDITORA SENAC).

Sair da versão mobile