A obesidade é um problema de saúde sério e pode indicar que o corpo esteja mais propenso a contrair outras doenças. Dentre elas, uma que tem chamado a atenção dos cientistas é a infecção por SARS-CoV-2, o novo coronavírus.
Um estudo feito na Itália e publicado no periódico Obesity apontou que a prevalência de sobrepeso e de obesidade em pacientes hospitalizados com Covid-19 estaria relacionada à pneumonia em UTI. Por isso, eles resolveram avaliar a associação entre o aumento do IMC e a severidade da doença.
Todos os pacientes que participaram do estudo testaram positivo para o novo coronavírus e apresentavam pneumonia. Foram coletados dados clínicos, histórico de saúde, peso, altura e IMC desses pacientes.
Relação de risco
Dois fatores foram observados nesses pacientes: a necessidade de ventilação mecânica a qualquer momento durante a internação e a de oxigenoterapia não invasiva. Ao decorrer dos 18 dias do estudo, foram incluídos 92 pacientes que ficaram ao menos um dia internados na enfermaria pela doença.
Com isso, foi observado que a presença de doença respiratória crônica foi mais prevalente no grupo de pacientes obesos. A ventilação assistida foi utilizada em 15,6% dos pacientes com IMC normal, em 54,8% dos com sobrepeso e 41,4% nos obesos.
Sendo assim, os pesquisadores sugerem que pacientes com sobrepeso e/ou obesidade apresentam um maior risco de severidade durante a infecção por SARS-CoV-2, já que requerem mais frequentemente hospitalização, independentemente da idade, além de precisarem mais de ventilação assistida.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.