Por conta do novo coronavírus, tivemos que colocar em prática novos hábitos. O isolamento social se tornou uma realidade e nem os alimentos passaram ilesos das mudanças: desde as compras no mercado até a entrega de comida em casa precisam passar agora por uma higienização mais criteriosa, com o intuito de erradicar a contaminação da pandemia.
Para aprender os melhores cuidados para manipular os alimentos nesses tempos de coronavírus, veja as recomendações da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran):
Conteúdo
Confira o que realmente deve ser feito com as compras e como conservar a comida.
Chegou, lavou
Ao receber compras ou produtos externos em sua casa, lave bem as embalagens com uma solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água limpa) ou limpe com álcool 70%. Se preferir, use também água com sabão.
Assista: Dicas para fazer as compras no mercado durante a quarentena
Cuidado com embalagens
Sabe aquelas bandejinhas de isopor, os saquinhos de plástico e as caixinhas embaladas com alimentos? A recomendação da Asbran é de retirar as frutas, verduras e legumes dessas embalagens e armazená-los diretamente em fruteiras, para evitar infecções.
Ao colocar na geladeira ou antes de consumir alimentos frescos, não esqueça de higienizá-los com uma solução de hipoclorito de sódio, seguindo as orientações da embalagem para diluição em água.
Conserve bem
Depois de consumir suas refeições, caso sobre comida, guarde em um pote bem fechado na geladeira, e não diretamente na panela. A comida pode durar até 3 dias sob refrigeração.
Congele e branqueie
Você também pode congelar os alimentos. No caso dos legumes, branquear é mais uma solução. Assim, você estende a vida útil destes alimentos e precisa sair menos de casa para fazer compras.
Para ler mais conteúdo sobre coronavírus, clique aqui.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.