Ícone do site Nutritotal Para todos

Câncer: qual a influência da balança na doença?

Homem medindo a circunferência da barriga com fita métrica

Reduzir medidas previne o câncer | Imagem: Shutterstock

Maus hábitos como fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso estão diretamente ligados ao surgimento do câncer. Contudo, além deles, há fatores que podem parecer inofensivos, mas são grandes causadores da doença, como o excesso de peso.

A obesidade e a carga associada ao câncer vêm aumentando nas últimas décadas em todo o mundo. Entre 1975 e 2016, a prevalência de excesso de peso corporal em adultos subiu de quase 21% em homens e 24% em mulheres para aproximadamente 40% em ambos os sexos. Essa mudança, combinada com o crescimento populacional, resultou em um aumento de mais de 6 vezes no número de adultos obesos, de 100 para 671 milhões.

E em 2012, um estudo feito pelo Cancer Journal, nos EUA, apontou que esse excesso de peso foi responsável por aproximadamente 3,9% de todos os cânceres com proporções variadas. A carga atribuível por sexo foi maior para as mulheres (368.500 casos) do que para os homens (175.800 casos). Com isso, separamos a seguir alguns mitos e verdades a respeito dessa relação entre o peso corporal e a doença.

5 mitos e verdades sobre a influência do peso em casos de câncer

O sobrepeso e a obesidade estão associados a uma maior incidência de diversos tipos de tumores

Reduzir medidas previne o câncer | Imagem: Shutterstock

Obesidade é a causa de muitos tumores no mundo inteiro

Verdade. O excesso de peso corporal foi responsável por 7,8% dos casos de câncer e 6,5% das mortes relacionadas a tumores. Além disso, o sedentarismo aliado a essa carga extra de peso resultou em um aumento de 2,9% dos casos e 2,2% dos óbitos em todo o mundo.

O câncer tem apenas uma causa

Mito. Quando os pesquisadores do Cancer Journal agruparam as questões relacionadas ao excesso de peso corporal, consumo de álcool, dieta pobre e inatividade física, eles descobriram que esse conjunto de riscos, somados, era responsável por um total de 18% dos casos de câncer e 16% das mortes, sendo maior do que qualquer outro risco individual.

O excesso de peso só causa câncer na região abdominal

Mito. O sobrepeso e a obesidade têm sido associados a um risco aumentado de 12 tipos de câncer: de mama (pós-menopausa), intestino grosso e reto (colorretal), útero, esôfago, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, pâncreas, estômago e tireoide. E há ainda estudos sendo realizados para descobrir se o tumor de próstata está ligado ao excesso de peso também.

Excesso de peso é mais prejudicial que o cigarro como causa de câncer

Mito. O tabagismo ainda é a principal causa evitável da doença, mas a obesidade aparece em segundo lugar. Fumar causa 81,7% dos cânceres de pulmão e 46,9% dos cânceres de bexiga, por exemplo. Em contrapartida, o excesso de peso é o líder de casos de cânceres uterinos, com 60,3%.

É possível prevenir o surgimento de câncer por excesso de peso

Verdade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta intervenções nesse sentido que podem ser seguidas por qualquer pessoa, como eliminar as gorduras trans na dieta, reduzir o consumo de açúcar e incentivar a prática de exercícios físicos na rotina, como caminhadas e andar de bicicleta.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile