Os alimentos são as únicas fontes de enxofre para o corpo humano. E, devido ao amplo uso de fertilizantes químicos nas plantações que dificultam a absorção de enxofre no solo, este nutriente tem diminuído consideravelmente. Ele é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e para auxiliar na redução da ação do radicais livres.
Sem um nível adequado de enxofre orgânico (também chamado de MSM), as articulações ficam suscetíveis a novos desgastes. Um exemplo comum é o que ocorre em casos artrose ou osteoartrite. A doença crônica é caracterizada pela degeneração nas cartilagens e alterações ósseas. Entre os sintomas mais comuns estão as dores nas articulações das mãos, do pescoço, da região lombar, dos joelhos e dos quadris. A intensidade das queixas pode aumentar com a idade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos apresentam osteoartrite no mundo. No Brasil, 15 milhões de pessoas sofrem com a doença, de acordo o Ministério da Saúde. Dados da previdência social no País também mostram que a osteoartrite é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho.
Cuidados com a artrose
A osteoartrite é uma inflamação caracterizada por dor, rigidez e uma amplitude de movimento reduzida. A suplementação de MSM tem sido recomendada em associação a outros suplementos como colágenos (hidrolisados e não hidrolisados) por ser um micronutriente com propriedades aprimoradas de penetrabilidade.
A maioria dos estudos em artrite em humanos não foi invasiva e avaliou a condição articular usando questionários. Alguns estudos de revisão compararam onze análises de caso de pacientes que sofrem de osteoartrite e que apresentaram sintomas melhorados após a suplementação com MSM. Melhoras na dor e rigidez também foram observadas quando uma combinação de enxofre orgânico foi suplementada junto com modificações na dieta e no exercício em mulheres obesas sedentárias diagnosticadas com osteoartrite.
Estresse oxidativo
O enxofre orgânico influencia a ativação de fatores que regulam o equilíbrio de radicais livres e enzimas antioxidantes, inibindo a produção desses substâncias geradas pelo sistema celular.
E o estresse pode desencadear uma resposta aguda do sistema imunológico inato. Compostos contendo enxofre, incluindo o MSM, desempenham um papel importante no suporte à resposta imune.
A exposição a fatores relacionados às causas do estresse pode ter efeitos prejudiciais ao sistema imunológico à medida que se torna dessensibilizado ou estressado demais e incapaz de provocar uma resposta imune típica.
Estudos in vitro sugerem que o MSM pode levar à redução de outros radicais livres para níveis normais. Em humanos, a suplementação com MSM antes do exercício de resistência pode auxiliar em um aumento da capacidade antioxidante total.
Exercício físico
O MSM tem sido usado em várias suplementações combinadas com resultados que demonstram ser positivos em conjunto com outros orientações médicas. Um suplemento com enxofre orgânico e outros componentes foi bem-sucedido e demonstrou ajudar a aumentar a capacidade funcional e a mobilidade das articulações.
Indivíduos com dor lombar submetidos a fisioterapia convencional com uma suplementação que contém MSM relataram uma melhoria em sua qualidade de vida.
O exercício prolongado pode resultar em dor muscular causada por micro traumatismos nos músculos e no tecido conjuntivo, levando a uma resposta inflamatória local. A suplementação com enxofre orgânico demonstrou ser capaz de auxiliar na redução da dor induzida pelo exercício.
Percebe-se ainda que o MSM tem um papel importante contra a dor muscular por causa de seus efeitos no mecanismo da inflamação, bem como por sua possível contribuição do enxofre ao tecido conjuntivo. A suplementação pode ajudar ainda na redução do dano muscular induzido pelos exercícios de resistência.
Existem no mercado brasileiro alguns produtos que possuem o MSM em sua composição.
A APSEN Farmacêutica lançou no Brasil o Attivs®, suplemento alimentar à base de Metilsulfonilmetano, o enxofre orgânico, sem odor e cheiro. O MSM utilizado pela APSEN Farmacêutica conta com a tecnologia OptiMSM, matéria prima que apresenta consistência e experiência, com mais de 25 anos de comercialização em diversos países da Europa e Estados Unidos, e que possui um alto grau de pureza (99,9%). Além disso, não deriva de mariscos, o que significa que não causa alergias para pessoas sensíveis a frutos do mar e pode ser consumido por quem adota uma alimentação vegana.
Para mais informações sobre suplementação alimentar, ouça o episódio do ApsenCast sobre o tema, disponível no link a seguir: https://www.apsen.com.br/extima/para-que-serve-o-suplemento-alimentar/.
Veja também: O que preciso saber sobre suplementação alimentar?
Patrocínio: