Ícone do site Nutritotal Para todos

Sua cozinha é mesmo livre de bactérias? Faça o teste e descubra

Pessoa lavando tábua de madeira com esponja na pia

Invisíveis aos nosso olhos, as bactérias, vírus e outros micro-organismos estão espalhados em todos os lugares. Porém, quando o assunto é cozinha, é preciso ter cuidado com esses pequenos seres, pois muitos são capazes de infectar os alimentos e transmitir doenças. E não pense que basta manter a louça limpa para banir esses intrusos. Para ter uma cozinha livre de bactérias, é necessário ter atenção até no material dos utensílios que você usa para preparar as refeições.

Para te ajudar a não cair nos erros mais comuns, preparamos um quiz baseado em estudos e guias que irão te indicar a melhor forma de combater os germes na cozinha. Clique sobre a alternativa que considerar correta para cada pergunta e confira a resposta. Vamos lá?

Teste: sua cozinha é livre de bactérias?

Imagem: Shutterstock

1. Vamos começar com o micro-ondas. Para uma limpeza interna eficaz, o ideal é usar:

Quem respondeu A, acertou. Aqueça água morna com algumas gotinhas de limão ou duas colheres de vinagre durante três minutos no micro-ondas (coloque a mistura em um recipiente apropriado para uso no equipamento, como uma caneca). A combinação é suficiente para limpar a parte interior do micro-ondas, onde ficam os restos de comida, acumulados em pequenas partículas. Faça a higienização com um pano limpo ou uma esponja macia.

2. Outra dúvida comum está no melhor tipo de tábua para cozinhar. Qual material é mais indicado para a tábua?

A resposta certa é a D. Não há um consenso científico a respeito da melhor tábua para higienização e corte apropriado de alimentos. Alguns estudos defendem que a tábua de vidro é a que menos transmite doenças como a salmonela, se comparada à de madeira ou plástico. Além disso, as de madeira são as com maior risco de contaminação. Por outro lado, a tábua de vidro é a opção menos ideal por outros estudiosos por conta do corte, já que ela prejudica o gume da faca, sendo, nesse caso, a de madeira a mais indicada. Em relação ao custo, a de plástico é a opção mais acessível.

3. Em relação às panelas, a mais indicada para evitar a contaminação de alimentos é a de:

Ponto para quem disse B. É comprovado que a adesão das cepas de bactérias é menor na superfície de panelas com Teflon em comparação com a cerâmica ou outros tipos, pois trata-se de um material que não reage a outras substâncias químicas e contaminantes. No entanto, vale lembrar que esse material pode desprender-se da panela com o passar do tempo, podendo ser uma substância prejudicial à saúde.

4. Na hora de lavar a louça, é melhor optar pelo uso de uma:

Acertou quem disse A. A escova é mais higiênica do que as esponjas, e seu uso deve ser incentivado. Isso porque, na maioria das vezes, as esponjas entram em contato com micro-organismos patogênicos (por exemplo, presentes em alimentos crus). Para fazer a limpeza apropriada tanto de esponjas quanto escovas, o ideal é usar cloro ou fervê-las em água quente.

E aí? Está com a cozinha livre de bactérias? Aproveite e confira nosso guia de cuidados para manter os alimentos bem higienizados. Comer bem também passa pela higienização!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile