Estudo avaliou a eficácia de uma combinação nutraceutica contendo berberina, extrato de levedura de arroz vermelho e policosanol sobre a redução da massa ventricular esquerda (MVE) em pacientes com e hipertrofia ventricular esquerda e síndrome metabólica (SM).
Foram recrutados pacientes de ambulatório, entre 18 e 70 anos, com SM e HVE que foram randomizados em grupo placebo ou grupo intervenção, o qual recebeu diariamente 1 cápsula contendo berberina 500 mg, levedura do arroz vermelho 200 mg e policosanol 10 mg, durante 24 semanas. Além da avaliação medica de rotina, foram aferidos peso, circunferencia da cintura, IMC, colhidas amostras de sangue para avaliações bioquimicas e hematológicas, e realizado ecocardiograma para avaliar a HVE; todos esses parâmetros foram coletados antes e ao final da intervenção.
Fizeram parte do estudo 145 indivíduos (74 grupo intervenção e 71 grupo placebo). A partir do ecocardiograma foi verificado uma redução significativa da MVE após 24 semanas de intervenção (p<0,0001), enquanto um aumento discreto foi encontrado no grupo placebo (p=0,03), e essa diferença entre os grupos permaneceu mesmo após ajuste de variaveis. Também foram observados no grupo intervenção redução no colesterol total, LDL e triglibérides, bem como melhora do HDL (p<0,05).
Dessa forma, os autores concluíram que o tratamento com berberina, extrato de levedura de arroz vermelho e policosanol durante 24 semanas foi associado a uma redução significativa da MVE em indivíduos com síndrome metabólica e hipertrofia ventricular esquerda além de efeitos favoráveis no perfil lipídico destes, o que pode indicar a intervenção como uma estratégia para redução do risco cardiovascular.
A Redação Nutritotal é formada por nutricionistas, médicos e estudantes de nutrição que têm a preocupação de produzir conteúdos atuais, baseados em evidência científicas, sempre com o objetivo de facilitar a prática clínica de profissionais da área da saúde.