fbpx

Berberina, extrato de levedura de arroz vermelho e policosanol reduzem hipertrofia ventricular

Postado em 5 de janeiro de 2020 | Autor: Marcella Gava

O estudo avaliou o efeito desse suplemento sobre diversos parâmetros metabólicos

Estudo avaliou a eficácia de uma combinação nutraceutica contendo berberina, extrato de levedura de arroz vermelho e policosanol sobre a redução da massa ventricular esquerda (MVE) em pacientes com e hipertrofia ventricular esquerda e síndrome metabólica (SM).

Foram recrutados pacientes de ambulatório, entre 18 e 70 anos, com SM e HVE que foram randomizados em grupo placebo ou grupo intervenção, o qual recebeu diariamente 1 cápsula contendo berberina 500 mg, levedura do arroz vermelho 200 mg e policosanol 10 mg, durante 24 semanas. Além da avaliação medica de rotina, foram aferidos peso, circunferencia da cintura, IMC, colhidas amostras de sangue para avaliações bioquimicas e hematológicas, e realizado ecocardiograma para avaliar a HVE; todos esses parâmetros foram coletados antes e ao final da intervenção.

Fizeram parte do estudo 145 indivíduos (74 grupo intervenção e 71 grupo placebo). A partir do ecocardiograma foi verificado uma redução significativa da MVE após 24 semanas de intervenção (p<0,0001), enquanto um aumento discreto foi encontrado no grupo placebo (p=0,03), e essa diferença entre os grupos permaneceu mesmo após ajuste de variaveis. Também foram observados no grupo intervenção redução no colesterol total, LDL e triglibérides, bem como melhora do HDL (p<0,05).

Dessa forma, os autores concluíram que o tratamento com berberina, extrato de levedura de arroz vermelho e policosanol durante 24 semanas foi associado a uma redução significativa da MVE em indivíduos com síndrome metabólica e hipertrofia ventricular esquerda além de efeitos favoráveis no perfil lipídico destes, o que pode indicar a intervenção como uma estratégia para redução do risco cardiovascular.

Referência:

Mercurio V et al. A nutraceutical combination reduces left ventricular mass in subjects with metabolic syndrome e and left ventricular hypertrophy: A multicenter, randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Clinical Nutrition, jun 2019.

Leia também